terça-feira, 11 de março de 2008

Chuvas causam estragos também em Campo Grande


As chuvas dos últimos dias têm agravado a situação de vida das 295 famílias que moram no acampamento localizado entre os bairros Tarsila do Amaral e Vida Nova, região Norte de Campo Grande. O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) decretou situação de emergência nessa região, conforme decreto publicado hoje no Diogrande (Diário Oficial do Município de Campo Grande).

As famílias reclamam das condições precárias das ruas – sem asfaltos, sem calçadas e com muitos buracos –, agravadas com as fortes chuvas. Os moradores precisam improvisar para tentar amenizar os estragos: tapam as crateras com entulhos e fazem barreiras com terra em frente às casas.

Uma família chegou a destruir parte da casa para se livrar do acúmulo de água. Trata-se da família da doméstica Maria Erli, 40, que mora com o marido e os dois filhos. Ela conta que precisou fazer um buraco na parede dos fundos para facilitar o escoamento de água, acumulada com a chuva de ontem. Também foi necessário proteger os poucos móveis. “A água entra tudo aqui dentro. A gente tem que erguer geladeira, televisão, senão a chuva leva tudo”, reclama.

O vizinho de Maria Erli, o ajudante-geral Marcos da Silva Lima, 40, convive com os mesmos problemas. Com renda mensal de R$ 200, sua situação tornou-se mais crítica com as chuvas. Sua casa, com poucos móveis, foi inundada ontem. Preso em casa, sua única diversão se limita a escutar um rádio de pilha. “Pelo menos tenho esse rádio emprestado para me distrair”, tenta se conformar.

Com as ruas precárias e com muita chuva, crianças do assentamento são obrigadas a faltarem aula. “Não tem jeito de ir pra escola”, observa a doméstica e babá Flaviana da Silva, 22, que cuida de duas crianças em idade escolar.

As chuvas estão acentuando os buracos às margens das ruas. Em alguns locais, como parte das ruas dos Amigos e das Meninas, não é possível o trânsito de veículos. Os buracos chegam a alcançar meio metro de comprimento. Segundo os moradores, as grandes valetas se transformam em pequenos rios nos dias de chuvas fortes.

Fonte: Midiamax News


Nenhum comentário: